Reconhecimento aconteceu durante a Feira Brasileira de Iniciação Científica, realizada em Joinville, Santa Catarina, com a conquista do Prêmio Destaque de Trabalhos em Energias Renováveis
Por Wanderson Luiz (estagiário)
Estudantes do Centro de Excelência de Educação em Tempo Integral Deputado Joaldo Vieira Barbosa, em Salgado, conquistaram reconhecimento nacional durante a Feira Brasileira de Iniciação Científica (FEBIC), realizada em Joinville, Santa Catarina. A equipe recebeu o Prêmio Destaque de Trabalhos em Energias Renováveis pelo desenvolvimento de uma pesquisa voltada ao aproveitamento integral do licuri, fruto presente na região.
Para o professor Denisson Libório, a experiência representa uma oportunidade de aprendizado que pode contribuir para a sociedade. “Nosso objetivo foi mostrar que um recurso presente na região pode ser aproveitado de diferentes formas. A partir das amêndoas do licuri, conseguimos extrair o óleo e utilizá-lo na produção de biodiesel, trazendo para os estudantes uma experiência prática de pesquisa e de busca por alternativas de energia renovável”, destaca.
A pesquisa teve como ponto de partida um recurso encontrado na própria realidade dos estudantes. O trabalho buscou aproveitar diferentes partes do licuri para a produção de materiais com potencial de aplicação tecnológica e ambiental. As cascas passaram por um processo de pirólise para a obtenção de biocarvão, enquanto as amêndoas foram utilizadas para a extração de óleo e posterior produção de biodiesel. O biocarvão também foi investigado como material com potencial para a adsorção de corantes presentes na água.
Protagonismo estudantil
A participação na FEBIC representa mais uma etapa do processo de iniciação científica desenvolvido na escola. Durante a pesquisa, os estudantes participaram de atividades de investigação, experimentação, análise de resultados e preparação para a apresentação científica.
Para a aluna Sara Vitória, participar do evento foi uma experiência gratificante, marcada por novos aprendizados. “Estou muito feliz por ter participado da FEBIC e por fazer parte desse trabalho. Cada etapa da pesquisa trouxe um novo aprendizado, e ouvir os elogios dos avaliadores me fez sentir que estava no caminho certo. Fico muito feliz e orgulhosa de representar minha escola em um evento tão importante”.
Feira Brasileira de Iniciação Científica
O trabalho apresentado na Feira Brasileira de Iniciação Científica (FEBIC) contou, ao todo, com sete estudantes: Rian Mathias, Filipe Rocha, Sara Vitória, Jhones Kauã, José Kauã, Arthur Vieira e Vitória Dória.
Para representar o grupo presencialmente em Joinville (SC), viajaram os estudantes Filipe Rocha, Rian Mathias e Sara Vitória, acompanhados pelos professores Denisson Libório e Davis Fraga, que participaram da experiência durante o evento.
A participação na FEBIC proporcionou aos estudantes a oportunidade de apresentar o trabalho, trocar conhecimentos com outros participantes e vivenciar novas experiências relacionadas à pesquisa e à iniciação científica.
Foto: Divulgação/Unidade Escolar







