Estrutura Organizacional Norma da Estrutura Organizacional Competências e Atribuições Secretário de Estado da Educação e da Cultura — Profº Zezinho Sobral Base Jurídica da Estrutura Rua Gutemberg Chagas, 169 - DIA - Aracaju - SE | CEP: 49040-780 (79) 3194-3367 - SEED gabinetedosecretario@seduc.se.gov.br 07:00 às 13:00 / Expediente Interno: 15:00 às 17:00 Perguntas Frequentes Rede Social Atos Normativos Pesquisar Atos Normativos 2026 Radar da Transparência
Encarregado de Dados DPO/SEDUC dpo@seduc.se.gov.br Política de Privacidade Normativa LGPD Pesquisa de Satisfação Plano e Portal de Dados Abertos Carta de Serviços ao Cidadão Resultado da Pesquisa de Satisfação
Informações Prioritárias Receitas Despesas Licitações Contratos Convênios Recursos Humanos Diárias Contas SIC Ouvidoria
Mapa do Site
Estrutura Organizacional da SEDUC Lei de Criação e Regimento Interno da SEDUC Atribuições legais da Secretaria Secretário de Estado da Educação e da Cultura — Prof. Zezinho Sobral Rua Gutemberg Chagas, 169 - DIA - Aracaju - SE | CEP: 49040-780 (79) 3194-3367 - SEED gabinetedosecretario@seduc.se.gov.br 07:00 às 13:00 / Expediente Interno: 15:00 às 17:00 Perguntas Frequentes Rede Social — @seabordeducacao Atos Normativos e Portarias Busca do Portal 14/09/2026

LGPD e Governo Digital

Informações sobre a Proteção de Dados Pessoais (Lei nº 13.709/2018), comitê executivo e diretrizes de Governo Digital da Secretaria de Estado da Educação.

Informações desta página atualizadas em 09/09/2026.

Em atendimento ao Decreto nº 40.006/2021, Artigo 9º, parágrafo 1º: “Os Comitês Executivos da Política Estadual de Proteção de Dados Pessoais serão formados por equipes multidisciplinares, com no máximo 09 (nove) membros, devendo participar, preferencialmente, servidores das áreas de: comunicação, controle interno, financeira, gestão de contratos, gestão pessoal, jurídica, planejamento e tecnologia da informação”, a SEDUC instituiu o Comitê Executivo de Política Setorial de Proteção de Dados Pessoais – CEPSDP, através da Portaria nº 4623/2021/GS/SEDUC.

Encarregado pelo Tratamento de Dados Pessoais (DPO)

O Encarregado é a pessoa indicada pelo controlador para atuar como canal de comunicação entre a SEDUC, os titulares dos dados e a Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD).

Contato: lgpd@seduc.se.gov.br
Telefone: (79) 3194-3300

Política de Privacidade

Conheça as regras sobre coleta, uso, armazenamento e proteção dos seus dados pessoais.

Ler Política

Serviços Digitais

Acesse o catálogo com todos os serviços públicos oferecidos digitalmente pela SEDUC.

Catálogo de Serviços

Dados Abertos

Consulta e download de dados brutos e públicos na plataforma estadual.

Acessar Portal

Avaliação e Satisfação

Participe da pesquisa de satisfação e veja os relatórios de qualidade do atendimento.

Avaliar Serviços

LGPD – Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais

A LGPD – Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (Lei nº 13709, de 14/08/2018) entrou em vigor no Brasil a partir de setembro de 2020. “Esta Lei dispõe sobre o tratamento de dados pessoais, inclusive nos meios digitais, por pessoa natural ou por pessoa jurídica de direito público ou privado, com o objetivo de proteger os direitos fundamentais de liberdade e de privacidade e o livre desenvolvimento da personalidade da pessoa natural.” (Art. 1º)

A LGPD normatiza e estabelece diretrizes para a coleta, processamento, compartilhamento, armazenamento e eliminação de dados pessoais.

Esta legislação tem como fundamentos: (Art. 2º)

I – o respeito à privacidade;

II – a autodeterminação informativa;

III – a liberdade de expressão, de informação, de comunicação e de opinião;

IV – a inviolabilidade da intimidade, da honra e da imagem;

V – o desenvolvimento econômico e tecnológico e a inovação;

VI – a livre iniciativa, a livre concorrência e a defesa do consumidor; e

VII – os direitos humanos, o livre desenvolvimento da personalidade, a dignidade e o exercício da cidadania pelas pessoas naturais.

Principais conceitos da LGPD: (Art. 5º)

Dado Pessoal: informação relacionada a pessoa natural identificada ou identificável;

Dado Pessoal Sensível: dado pessoal sobre origem racial ou étnica, convicção religiosa, opinião política, filiação a sindicato ou a organização de caráter religioso, filosófico ou político, dado referente à saúde ou à vida sexual, dado genético ou biométrico, quando vinculado a uma pessoa natural;

Dado Anonimizado: dado relativo a titular que não possa ser identificado, considerando a utilização de meios técnicos razoáveis e disponíveis na ocasião de seu tratamento;

Titular: pessoa natural a quem se referem os dados pessoais que são objeto de tratamento;

Controlador: pessoa natural ou jurídica, de direito público ou privado, a quem competem as decisões referentes ao tratamento de dados pessoais;

Operador: pessoa natural ou jurídica, de direito público ou privado, que realiza o tratamento de dados pessoais em nome do controlador;

Encarregado: pessoa indicada pelo controlador e operador para atuar como canal de comunicação entre o controlador, os titulares dos dados e a Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD).

Em atendimento ao Decreto nº 40.006/2021, Artigo 9º, parágrafo 1º “Os Comitês Executivos da Política Estadual de Proteção de Dados Pessoais serão formados por equipes multidisciplinares, com no máximo 09 (nove) membros, devendo participar, preferencialmente, servidores das áreas de: comunicação, controle interno, financeira, gestão de contratos, gestão pessoal, jurídica, planejamento e tecnologia da informação”, a SEDUC instituiu o Comitê Executivo de Política Setorial de Proteção de Dados Pessoais – CEPSDP, através da Portaria nº 4623/2021/GS/SEDUC.

Ana Carla Dantas Carvalho

E-mail: anacarla.carvalho@seduc.se.gov.br

LEGISLAÇÃO