Creche-Escola Manoel Carvalho Garção, no bairro Bugio, é a 97ª obra entregue em 42 meses de gestão e fortalece a Política Estadual da Primeira Infância com investimento superior a R$ 5,5 milhões
Autora: Michele Becker
O Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seed), entregou, nesta sexta-feira, 26, a Creche-Escola Manoel Carvalho Garção, no bairro Bugio, em Aracaju. A unidade é a segunda inaugurada pelo Programa de Apoio aos Municípios para Expansão da Educação Infantil (Ameei) e representa mais um avanço na ampliação da oferta de vagas para crianças da primeira infância. Com investimento total de R$ 5.507.110,71 em obras, mobiliário e climatização, a creche-escola também marca a entrega da 97ª obra da atual gestão estadual em 42 meses, reforçando o compromisso do Governo de Sergipe com a educação pública e com o desenvolvimento integral das crianças.
A nova unidade integra o Programa Ameei, iniciativa da Seed em parceria com os municípios sergipanos, inserida na Política Estadual da Primeira Infância – Ser Criança, coordenada pela Secretaria de Estado da Assistência Social, Inclusão e Cidadania (Seasic). O objetivo é ampliar o acesso à educação infantil em ambientes seguros, modernos e preparados para atender às necessidades de crianças de zero a seis anos.
Para a secretária de Estado da Educação, Gilvânia Guimarães, o Ameei simboliza a força do regime de colaboração entre Estado e municípios e representa um investimento que vai além da infraestrutura escolar. “As creches-escolas são muito mais do que uma obra física. É o resultado de um regime de colaboração entre o Estado e o município, que se unem porque entendem que a primeira infância precisa ser prioridade. Ainda temos desafios de acesso, mas cada creche como esta amplia oportunidades e fortalece a educação das nossas crianças”, afirmou.
A secretária da Seed destacou ainda que “o equipamento também tem impacto direto na vida das famílias, especialmente das mulheres, ao oferecer um espaço seguro para o cuidado com os filhos, permitindo mais tranquilidade para trabalhar e estudar. A iniciativa só foi possível graças ao esforço conjunto entre diferentes instituições e à decisão política de investir na primeira infância como base para o desenvolvimento social”.
A secretária de Estado da Assistência Social, Inclusão e Cidadania, Érica Mitidieri, enfatizou que o cuidado com a primeira infância motivou a criação da Política Estadual Ser Criança e do Programa Ameei. “Essa foi uma demanda que ouvi de muitas mães e mulheres sergipanas. Pensar em um espaço seguro para as crianças significa investir justamente na fase mais importante do desenvolvimento humano, dos zero aos seis anos. Essas creches foram planejadas com muito carinho, cuidado e qualidade, porque sabemos que os estímulos oferecidos nesta etapa se refletem por toda a vida. Hoje entregamos um equipamento que representa acolhimento, proteção e oportunidades para as crianças e suas famílias”, destacou.
Estrutura planejada para o desenvolvimento integral
Construída no modelo Tipo 1, a Creche-Escola Manoel Carvalho Garção foi projetada para atender aproximadamente 216 crianças da educação infantil. A unidade conta com duas salas destinadas à creche para crianças de zero a um ano, duas salas para crianças de um a dois anos, duas salas para crianças de dois a quatro anos e quatro salas destinadas à pré-escola, para crianças de quatro a seis anos.
A estrutura contempla sala de recursos, sala de amamentação, lactário, dois fraldários, sala dos professores, espaços administrativos, cozinha, refeitório, copa, almoxarifado, depósitos, sanitários infantis e acessíveis, além de pátio coberto, solário, espaço recreativo com arquibancada e área de lazer. O equipamento também recebeu climatização por meio do programa Sinta o Clima, com a instalação de 15 aparelhos de ar-condicionado, em um investimento de R$ 87.525,07. Somados aos recursos destinados à obra e ao mobiliário, os investimentos estaduais ultrapassam R$ 5,5 milhões. A entrega da unidade reforça o amplo programa de investimentos do Governo de Sergipe na infraestrutura educacional, que alcança a marca de 97 obras concluídas em 42 meses, beneficiando estudantes em todas as regiões do estado.
Espaço pensado para acolher crianças e dar tranquilidade às famílias
Entre as famílias presentes na inauguração, a expectativa pela abertura das matrículas evidenciou o impacto social da nova creche-escola. Moradora da comunidade, Even Larissa Souza Santos, mãe de um bebê de nove meses, visitou todos os ambientes da unidade e destacou a qualidade da estrutura. “É um espaço muito amplo, bonito e organizado. Dá para perceber que tudo foi pensado com muito carinho para receber as crianças. Quando eu precisar voltar ao trabalho, com certeza vou querer matricular meu filho aqui. Saber que ele estará em um ambiente acolhedor e seguro traz muita tranquilidade para qualquer mãe”, afirmou.
Já Beatriz Gonzaga Dias, mãe de duas crianças, afirmou que pretende matricular os filhos na unidade e acredita que a creche representará uma importante rede de apoio para as famílias da região. “Achei tudo muito bonito e adequado para cada faixa etária. As salas são criativas, os materiais são excelentes e a estrutura é realmente preparada para as crianças. Para nós, mães que muitas vezes não temos uma rede de apoio, esse espaço faz toda a diferença. Vai ajudar muito quem precisa trabalhar e garantir que os filhos estejam sendo bem cuidados”.
Também moradora do bairro Bugio, Tawana da Silva Santos, mãe de duas crianças, ressaltou que a chegada da creche-escola representa mais segurança para as famílias e novas possibilidades para as mães que precisam conciliar os cuidados com os filhos e a rotina de trabalho ou de estudos. “Ter uma creche como essa perto de casa é uma esperança para muitas mães. A gente sabe que nossos filhos vão estar em um lugar seguro, aprendendo e sendo bem cuidados, enquanto podemos trabalhar ou estudar com mais tranquilidade. É um sonho que agora virou realidade para muitas famílias do Bugio”, afirmou.
Com a entrega da Creche-Escola Manoel Carvalho Garção, o Governo de Sergipe amplia a rede de equipamentos voltados à primeira infância e avança na execução do Programa Ameei, desenvolvido em parceria com os municípios sergipanos. A iniciativa fortalece a política estadual de educação infantil ao ampliar o acesso à vagas em ambientes adequados para o desenvolvimento das crianças e ao oferecer mais apoio às famílias.
Fotos: Maria Odilia















